sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NICOLAS CAGE


Nicolas Cage em 2009
Nome completo Nicholas Kim Coppola
Nascimento 7 de Janeiro de 1964 (46 anos)
Long Beach, Califórnia
Estados Unidos
Ocupação Ator
Altura 1,85 m
Cônjuge Patricia Arquette (1995–2001)
Lisa Marie Presley (2002–2004)
Alice Kim (2004–presente)
Óscares da Academia
1995 - Leaving Las Vegas (Melhor Ator (principal))
Prémios Golden Globe
1995 - Leaving Las Vegas (Melhor Ator (filme dramático))
SAG Awards
1995 - Leaving Las Vegas (Melhor Ator (principal) em cinema)
IMDb: (inglês)
 
(português)
 
Nicolas Cage, nome artístico de Nicholas Kim Coppola, (Long Beach, 7 de Janeiro de 1964) é um actor estadunidense.

 Biografia

É filho do professor universitário August Coppola e da coreógrafa Joy Vogelsang. Os pais separaram-se quando tinha cinco anos e Nicolas ficou com o pai. Tem dois irmãos, Mark e Christopher. Passou por uma infância e adolescência difíceis - a partir dos seis anos sofreu com as crises depressivas de sua mãe, que passava internada num hospital psiquiátrico recebendo terapias de choque: "A minha infância foi passada em visitas ao hospital". Apesar disso, ele admite que ela foi a inspiração de muitas das suas interpretações. Era o saco de pancadas de um colega no autocarro da escola. Um dia, colocou a roupa do irmão, óculos escuros, gel no cabelo, e entrou furioso no autocarro. Disse que era o primo de Nicolas, que deixassem o seu primo em paz. Trocou Long Beach por São Francisco aos 12 anos, para estudar teatro. Começou a actuar aos 15 e cedo foi para Los Angeles. Aí conseguiu o seu primeiro papel no filme para a televisão The Best of Times.
O seu nome artístico foi retirado da personagem de histórias aos quadrinhos Luke Cage (do qual era fã). Cage é sobrinho do director Francis Ford Coppola, sendo assim primo da cineasta Sofia Coppola. Contudo, ele optou por não utilizar o sobrenome famoso quando iniciou a sua carreira. Em sua arvore genealógica o primeiro artista da família foi o compositor Carmine Coppola, que casou com Italia Coppola e teve três filhos: Talia Coppola (a atriz Talia Shire), o director Francis Coppola e August Coppola, o pai de Nicholas.
Nicolas Cage demorou bastante tempo para se tornar uma estrela, desde a sua estréia no filme Fast Times at Ridgemont High (Picardias Estudantis) até à sua passagem pelo cinema independente. Em 1982, ele conseguiu um pequeno papel em Picardias Estudantis, mas a maioria das suas cenas foi cortada, o que acabou por desanimar o actor e levá-lo a trabalhar como vendedor de pipocas no Fairfax Theater, pois Nick acreditava que esta era a única carreira que ele poderia seguir relacionada ao cinema.
Dentro das peripécias do actor: ele já chegou a comer uma barata viva para "entender" uma personagem durante as filmagens de Um Estranho Vampiro [carece de fontes?], filmou-se bêbado para encarnar o protagonista de Leaving Las Vegas (Morrer em Las Vegas/Despedida em Las Vegas) e em Birdy (Asas da Liberdade), extraiu dois dentes sem anestesia [carece de fontes?]. O actor pensou em entrar para a Marinha só para viajar num navio e conhecer o mundo, até decidir que deveria encontrar uma forma para expressar sua raiva, seu medo e emoções. E essa forma foi encontrada: ele resolveu actuar. Seguiram-se outros filmes de pouco sucesso, até chegar em Moonstruck (Feitiço da Lua), ao lado de Cher e finalmente, Wild at Heart (Coração Selvagem), de 1990, quando o actor ganhou fama e reconhecimento. Depois, participou noutras longas metragens (facto que o fez ser criticado por um amigo do início de carreira, Sean Penn), o que lhe rendeu um bom dinheiro. Esteve em Con Air (Con Air – A Rota da Fuga) e Gone in Sixty Seconds (60 Segundos). Mas também participou em produções de outros géneros, como City of Angels (Cidade dos Anjos), em que actua ao lado de Meg Ryan. A personagem que mais lhe rendeu prémios e boas críticas foi o alcoólico que interpretou em Leaving Las Vegas (Despedida em Las Vegas), pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Actor.
Adora histórias aos quadrinhos. Tinha uma colecção enorme e com raridades, como a primeira edição de Superman. Em 2002, sem qualquer motivo aparente, decidiu leiloar mais de 400 dos seus exemplares. No total, a colecção rendeu-lhe mais de 1,6 milhões de dólares.
Nicolas já teve dois casamentos que terminaram, com a actriz Patricia Arquette (1995 - 2001), e com Lisa Marie Presley (2002 - 2004). No mesmo dia que Nicolas a conheceu, no início da década de 1980, ele pediu-a em casamento. Patricia achou que ele era "meio" estranho e descrente do seu sentimento, resolveu entrar na brincadeira e criou uma lista, com um monte de tarefas absurdas e provas de amor praticamente impossíveis, que ele deveria realizar para conquistá-la, tais como um autógrafo do recluso escritor J. D. Salinger. Mas ele realmente começou a realizar tais tarefas, o que deixou a jovem assustada, e esta passou a evitá-lo. Eles reencontraram-se muitos anos depois e casaram-se.
É pai de dois filhos, Weston Coppola Cage (nascido em 1990) fruto de um breve relacionamento com a actriz Kristina Fulton e Kal-el Coppola Cage (nascido em 2005) fruto de seu actual casamento com Alice Kim. Possui uma estrela na Calçada da Fama, que fica localizada em 7021 Hollywood Boulevard.
Cage foi escolhido pela Screen World como um dos doze "Novos Actores Mais Promissores de 1984". Em outubro de 1997, na relação dos "100 Maiores Astros de Cinema de Todos os Tempos", publicada pela revista Empire, Nicolas Cage ficou com um honroso 40º lugar. E, em 1998, numa pesquisa realizada pela Première, Cage ficou com a 37ª posição, entre as "100 Pessoas Mais Poderosas de Hollywood".
Mora num castelo branco, estilo alemão, rodeado de flores tropicais, nas colinas de Hollywood [carece de fontes?]. Outro endereço é a casa de campo, ao estilo inglês, do ano de 1940 [carece de fontes?]; uma mansão vitoriana em São Francisco e uma casa em Malibu [carece de fontes?].