sábado, 26 de março de 2011

Refrigerantes dietéticos podem causar problemas vasculares



por Mariana Ohde
Em tempos em que o refrigerante se tornou um dos principais inimigos da silhueta, a melhor opção para quem não abre mão dessa bebida são os refrigerantes dietéticos, certo? Talvez não.

Apesar de terem a vantagem de não trazer na receita o temido açúcar, os refrigerantes diet podem estar diretamente associados ao aumento das chances de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. O estudo foi realizado em Manhattan pelas Universidade de Columbia de Nova York e a Escola de Medicina da Universidade de Miami e apresentado na conferência internacional sobre acidente vascular da Associação Americana de AVC.

Os cientistas acompanharam 2.564 pessoas e descobriram que aquelas que consumiam bebidas dietéticas com frequência tinham um risco 61% maior de desenvolver problemas vasculares do que as pessoas que não bebiam nenhum refrigerante. Mesmo depois de serem descartadas as pessoas do grupo que apresentavam síndrome metabólica (doenças vasculares periféricas) ou histórico de doença cardíaca, esse risco ainda foi 48% maior. O estudo não identificou que componente dos refrigerantes dietéticos causaria esse aumento, mas os cientistas acreditam que os hábitos das pessoas que consomem bebidas diet podem influenciar.

Se os resultados desses estudos se confirmarem futuramente, os refrigerantes dietéticos não seriam mais uma boa opção para quem deseja manter o peso. A dica é optar sempre pelos chás e sucos, mas sem encher as bebidas de açúcar! O paladar se acostuma aos poucos com a falta dele. A água também está entre as aliadas do nosso corpo, e supera qualquer bebida em benefícios. Além de hidratar, diminuir o inchaço e o apetite, ela ainda ajuda a queimar calorias.