sábado, 6 de novembro de 2010

CANCRO MOLE

O que é?
O Cancro Mole (Ulcus molle) é uma infecção sexual muito contagiosa causada pela bactéria Haemophilus Ducreyi e também pode ser denominada Úlcera Mole, Cancro Venéreo Simples, Cancro sifílitico mole, Cavalo e Cancróide.
É uma infecção endémica das regiões tropicais e subtropicais e facilita a transmissão do VIH.
O Haemophilus Ducreyi é um pequeno bacilo anaeróbio facultativo, com dimensões de 1,5 x 0,5 micrómetros, com tendência à formação de cadeias (estreptobacilos), sensível aos desinfectantes, imóvel e difícil de cultivar em laboratório. O seu nome deriva do bacteriologista Ducrey, que foi o primeiro a vizualizá-la, em 1889.
Apesar do nome, o Cancro mole não é uma neoplasia (cancro), mas sim uma doença infecciosa.

TransmissãoÉ exclusivamente transmitida através do contacto sexual com uma pessoa infectada, podendo ser transmitida desde o início das lesões até à sua cicatrização

Sintomatologia
A infecção tem um período de incubação entre 3 a 14 dias (contudo, pode chegar às 3 semanas), aparecendo depois bolhas pequenas e dolorosas que rompem em 2 ou 3 dias, formando úlceras superficiais. As bolhas podem aumentar de tamanho e unir-se entre si.
O Cancro mole tem uma base mole, avermelhada, muito doloroso, com fundo purulento amarelo-esverdeado, sangra facilmente, de forma irregular e com dimensões entre 1 e 50 mm.
É muito frequente, especialmente no sexo masculino, os gânglios linfáticos da virilha ficarem muito sensíveis, aumentando de tamanho e unindo-se, formando um abcesso, que acaba por rasgar-se, derramando o pus sobre a pele.
No homem, localiza-se essencialmente na glande do pénis, escroto ou lados do pénis; Na mulher, pode apresentar múltiplas lesões nos pequenos e grandes lábios. São raras lesões extra-genitais.
Acontece com frequência a co-infecção do cancro mole e da sífilis.



Diagnóstico
O diagnóstico desta infecção baseia-se no seu aspecto clínico e nos resultados das análises quanto a outras causas de úlcera.
São recolhidas amostras de pus de uma lesão, isola-se a bactéria, procede-se ao cultivo e depois analisa-se com o microscópio e técnicas de bioquímica. Contudo, este é um procedimento de grande dificuldade, tornando muito complicada a confirmação de qualquer suspeita.

TratamentoOs tratamentos mais rápidos parecem ser os mais eficazes. É administrado um antibiótico ao doente, Ceftriaxona ou Eritromicina, e com uma seringa elimina-se o pus acumulado nos gânglios linfáticos inflamados.
Após o tratamento o doente deve ser controlado pelo médico durante pelo menos três meses, para que se certifique que a doença está curada.
As lesões iniciais e de pequeno tamanho podem tratar-se por meio de uma simples lavagem com água e sabão, seguida da aplicação de panos quentes, mas por vezes isto leva apenas a uma cura aparente.
A doença não desaparece sem tratamento, surgindo novas ulcerações em volta da primeira.

Prevenção
A prevençao de uma eventual infecção por Haemophilus Ducreyi passa pelo uso do preservativo durante as relações sexuais e pela manutenção de uma higiene íntima cuidada.
É muito importante proceder também ao controlo dos contactos sexuais, para proceder ao tratamento imediato dos parceiros, se infectados.
Mais, o facto de ter sofrido desta doença não confere qualquer tipo de imunidade, correndo sempre o risco de um novo contágio.



NúmerosO Cancro mole é prevalente nos países em desenvolvimento de África, ásia e América Latina. Na América do norte e na Europa é pouco frequente, observando-se pequenos surtos sobretudo em grupos de baixo nível socioeconómico e com hábitos de promiscuidade sexual. Predomina no sexo masculino, sendo a mulher muitas vezes portadora assintomática.
É muito difícil ter acesso ao número de infectados, dado que deixouu de ser uma Doença de Declaração obrigatória em 1999, contudo, segundo dados da Direcção Geral de Saúde, a taxa de incidência média em Portugal entre 1992 e 1996 foi 0,05.

4 comentários:

Anônimo disse...

eka no jento

Anônimo disse...

A realidade nem sempre é bela! mulheres vamos se prevenir!

Anônimo disse...

SE CUIDEM NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.

Anônimo disse...

Horrível.....

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI