quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Entrevista de emprego: 9 dicas para arrasar

Se dê bem na entrevista de emprego com as dicas de especialistas - e conheça os erros mais comuns cometidos pelos candidatos

por Danilo Rodrigues
Conteúdo do site GLOSS
Getty Images
Uma das principais dicas para se dar bem em uma entrevista é mostrar segurança, auto controle e sinceridade
Foto: Getty Images
1. Deixe a vida pessoal na sala de espera
Para o entrevistador, não interessa saber quantas horas o candidato pegou de trânsito ou se ele precisa da vaga porque tem de ajudar a família no interior. ''Avaliamos não só a competência, mas também o perfil comportamental'', diz a consultora Thais Borodai, da Cia. de Talentos, empresa especializada na seleção de profissionais em início de carreira.

Certa vez, um de seus entrevistados a interrompeu no meio de uma conversa com a frase ''Tenho uma coisa muito importante para falar''. ''Ele disse aquilo de um jeito que me assustou. Achei que o cara estivesse passando mal. E ele só tinha de trocar a Zona Azul do carro! Perdeu a vaga naquele minuto. Se a pessoa não se organiza e interrompe desse jeito um processo importante, pode fazer o mesmo depois de empregada.''

2. Para o que der e vier? Nããão!
Um problema comum entre os recém-formados é não saber em que área quer trabalhar. Mantenha um foco. ''Soa estranho o candidato ter feito publicidade e se inscrever para atividades tão distintas como marketing e webdesign'', diz Lilian Santos, consultora da Catho Online.

3. Não faça amigos, faça entrevistas
Entrevistadores competentes são imunes a mimos. ''Tem gente que traz até presentinho, acredita?!?'', espanta-se Thais. Ou seja, nem tente puxar o saco - vai pegar mal para você.

4. A supersincera Ninguém está falando para mentir, mas talvez omitir. É claro que o salário é importante, mas... ''Não dá para responder à pergunta 'O que você quer fazer na nossa empresa?' com 'Quero ganhar dinheiro''', afirma Beatriz Braga, professora de gestão de pessoas da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Também é furada destilar seu veneno contra o emprego atual. Fale só de aspectos positivos de suas experiências para não passar uma imagem de resmungona.

5. Propaganda enganosa
A formação acadêmica da maioria dos consultores de RH é em psicologia, e por isso eles têm o ouvido treinado para ler nas entrelinhas da fala dos entrevistados. Não finja ser algo que não é. ''Em menos de 5 minutos de conversa a mentira fica evidente'', diz Thais.

6. Total descontrole
Alguém que perde a cabeça ou chora em momentos de tensão será imediatamente descartado. É preciso demonstrar autocontrole. Se para você é um problema falar com um estranho, treine a entrevista com as amigas. Na hora em que for para valer, a situação vai parecer um pouco mais familiar.

7. No seu lugar
Ao se candidatar à vaga, veja e reveja os requisitos: conhecimento de algum programa de computador, formação específica. Nem saia de casa se não tiver no currículo o mínimo esperado.

8. Com que roupa eu vou mesmo? Não é raro ver candidatos a estágio de terno e gravata. Thais avisa que o modelito não garante nada. ''Já escolhi pessoas com cabelo verde e maquiagem pesada para vagas mais caretas, só que com a expressa orientação de que elas deveriam ‘voltar ao normal’''. Por precaução, informe-se sobre o modo como os funcionários da sua ''futura empresa'' se vestem.

9 . Aceite as maluquices
Tendências de RH apontam para testes pouco ortodoxos em processos seletivos, como dramatizações, interação forçada ou perguntas desconcertantes - do tipo ''Se você fosse uma árvore, qual seria?''. Beatriz conta que o segredo ''é agir o mais naturalmente possível''. O intuito é justamente testar como a pessoa se sai nessas práticas estranhas.