terça-feira, 23 de novembro de 2010

TOM WELLING - SMALLVILLE SERIE

Tom Welling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tom Welling
240px
Tom Welling
Nome completo Thomas John Patrick Welling
Nascimento 26 de Abril de 1977 (33 anos)
Putnam Valley, Nova Iorque
 Estados Unidos
Ocupação Ator, diretor e empresário
Altura 1,91 m
Cônjuge Jamie White (2002 - presente)
Trabalhos notáveis
Atividade 2001 - presente
Thomas John Patrick Welling (Putnam Valley, 26 de abril de 1977) é um ator, diretor e empresário estadunidense, que é mais conhecido pela sua atuação na série de televisão Smallville, em que interpreta Clark Kent.

 Biografia

Tom Welling tem ascendência irlandesa e alemã, além de fazer parte dos nativos americanos. Tom passou parte da infância em Wisconsin, antes de se mudar para Hockessin, Delaware, na terceira série. Depois se mudou para Okemos, Michigan, onde se formou na Okemos High School em 8 de junho de 1995. A seguir, trabalhou como construtor em um depósito de mercadorias, ao invés de tentar uma faculdade. Em 1998, ele foi descoberto durante uma viagem com seus amigos e foi convidado para ser modelo.
Tom fez campanhas para grandes marcas como Tommy Hilfiger, Abercrombie & Fitch, Calvin Klein, além de outras campanhas. Seu último trabalho com moda foi em 2008, para a Vogue, ao lado da modelo da Victoria's Secret Maryna Linchuk. Fez também comercias e uma participação em um vídeoclipe. A primeira grande participação dele foi na série Judging Amy, como o professor de caratê Rob Meltzer, uma antiga paixão de Amy, que foi ao ar em 2001. Também fez pontas de um episódio em duas séries: Special Unit 2 e Undeclared.
Depois disso, ele conseguiu o papel de Clark Kent em Smallville. A série conta os anos antes de ele ser o Superman. O piloto da série foi ao ar em outubro de 2001 e foi o de maior audiência pela The WB, com 8,4 milhões de espectadores.
Em entrevista, ele contou ao TV Guide que não era muito fã das histórias em quadrinhos do Superman e que ele é fã de Christopher Reeve. Com o sucesso da série, ele foi eleito pela People uma das maiores estrelas de 2001 e ganhou um Teen Choice Award, como Choice Breakout Star (Male), em 2002. O episódio número cem foi ao ar em janeiro de 2006 e a série está na décima temporada.
Em 2003, ele interpretou Charlie Baker no filme Doze é Demais, com Steve Martin e Hilary Duff. E, em 2005, ele fez o filme The Fog, como Nick Castle, e voltou aos estúdios para o segundo de Doze é Demais. Depois, em 2006, ele dirigiu dois episódios de Smallville e atualmente está trabalhando na 10ª temporada da série. Em 2009 comprou sua própria produtora cujo a primeira produção é Hellcats com Aly Michalka e Ashley Tisdale, que estreia em setembro de 2010.

Filmes

Ano Filme Personagem
2003 Cheaper by the Dozen Charlie Baker
2005 Cheaper by the Dozen 2
The Fog Nick Castle

 Séries

Ano Série Personagem Notas
2001 Undeclared Estudante 1 episódio
2001-presente Smallville Clark Kent Dirigiu vários episódios da 9ª temporada
















Co-executive producer (season 9–present)