sábado, 6 de novembro de 2010

A MUSCULAÇÃO E AS MULHERES

Os mitos que envolvem a mulher em relação à prática da musculação existem, pois a falta de informação ainda é grande.
O desenvolvimento muscular não pode ultrapassar os limites da estética normal de uma mulher. A harmonização do tônus muscular, a diminuição do tecido adiposo e uma hipertrofia muscular estética e posturalmente compensatória são as características básicas do trabalho de musculação para mulheres. Mesmo com um trabalho para o desenvolvimento da força pura ou dinâmica, o uso do peso excessivo e a hipertrofia masculinizada está limitada na mulher pelo baixo índice de hormônios virilizantes masculinos, principalmente a testoterona, principal componente no aumento de força e modificação da morfologia e hipertrofia muscular.
Esteticamente, não existem dados suficientes que comprovem a masculinização da mulher normal pela prática da musculação. Outro fator que não se pode confundir é uma definição acentuada do corpo feminino pela diminuição das dobras cutâneas e tônus normalizado da musculatura graças ao grande volume de trabalho na musculação livre ou com pequenos pesos (ginástica localizada) ou musculação com aparelhos aliada a uma dieta hipercalórica e ingestão de diuréticos.


Benefícios da Musculação para Mulher

Com a ajuda da musculação, é possível você conquistar a tão sonhada boa forma. Confira quais os benefícios que essa atividade pode trazer para a mulher.
Por Cibele Carbone e Érika Masckiewic
Um corpo com os músculos torneados e livre daquela ingrata flacidez. Certamente, você é mais uma das muitas mulheres que - literalmente - suam a camisa em busca desse objetivo. Os meios para entrar em forma são muitos e, entre eles, está a musculação. "A musculação deixou de ser apenas para ganho muscular, para ser um treinamento completo, trazendo vários benefícios para a saúde", explica Alexandre Eduardo Freitas, coordenador técnico de musculação e diretor da Academia Bio Ritmo, de São Paulo. Portanto, está na hora de você tirar da cabeça que a musculação é uma atividade para deixar o corpo "bombado" e enxergá-la como uma grande aliada para você atingir os seus objetivos. "Qualquer pessoa pode praticar musculação sem problema algum. O que vai mudar de um aluno para outro é a série de exercícios que o professor irá passar, de acordo com o objetivo de cada um", diz Alexandre. Ele ainda lembra que não é necessário ter um treinamento de duas horas por dia para perceber as mudanças na silhueta. "Existem pessoas que treinam 20 minutos por dia e têm um ótimo resultado ou meia hora três vezes por semana. É claro que o objetivo a ser alcançado vai demorar mais para aparecer, mas funciona também", explica ele.
Lembre-se de que seguir a orientação do professor é um dos pontos-chave para atingir o seu objetivo. Para Valéria Aprobato, personal trainer da Academia Fórmula, a musculação é uma atividade física que utiliza sobrecarga localizada para cada músculo determinado, seja com pesos livres ou com aparelhos. Manter a calma é primordial para obter bons resultados, por isso não coloque mais carga a fim de ficar "forte" o mais rápido possível. Isso pode acarretar problemas na coluna ou até mesmo cardiovasculares.

Na fase de adaptação, é preciso ter cuidado, pois cada pessoa tem uma particularidade específica. No início, são aplicados exercícios mais moderados (duas séries com 12 movimentos) para ganhar força, aumentando gradativamente.
Depois de três meses da fase inicial, é importante direcionar o tipo de treinamento - emagrecimento, definição e resistência física. Para quem está com alguns quilinhos acima do peso, é ideal manter uma combinação com dieta balanceada, exercícios aeróbicos - caminhadas, natação e bicicleta - e musculação com carga pesada (três a quatro séries de 20 movimentos). É importante lembrar que a carga não deve ultrapassar seus limites de resistência e os intervalos (descanso) entre as séries não podem passar de 20 segundos.

Mas se a intenção é apenas manter a resistência física, relaxe. Como a massa muscular está controlada, fica mais simples obter o resultado final. Faça exercícios intensos com três a quatro séries de 15 movimentos, alternando a musculatura a cada dia.
Para a magrinha, é recomendável um acompanhamento nutricional com especialista em atividade esportiva, que indicará uma alimentação rica em calorias, como carboidratos e proteínas. O treinamento é direcionado à hipertrofia, ou seja, ao aumento da massa muscular, com quatro a cinco séries de 8 a 12 repetições. Veja também: Como aumentar seus músculos.
Vale ressaltar que a musculação não serve apenas para tornear o corpo, mas também é benéfica à saúde. Você sabia que trabalhar os músculos das pernas faz bem ao coração? Com as pernas fortalecidas, o retorno do sangue ao coração é mais eficiente. A musculação também intensifica a eliminação de glicose pelo organismo, que, em excesso, caracteriza o diabetes. Outra função da atividade física é a proteção aos ossos e às articulações. "A contração muscular estimula as células produtoras de ossos a trabalhar com mais vigor e intensifica a fixação de cálcio no esqueleto, o que ajuda a prevenir a osteoporose", finaliza Valéria.


COMER, COMER...
Quando começamos a malhar, é preciso ter atenção redobrada com a alimentação. Segundo a nutricionista Alessandra Caviglia, comer bem é fundamental para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. "A dieta deve ser balanceada, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, claro, produza energia", explica. As necessidades nutricionais são diferentes de um indivíduo para o outro em função da idade, sexo, peso, altura e tipo de atividade física. Antes de sair comendo qualquer alimento, leve em consideração suas necessidades corporais e seus limites de esforço físico.

O PERIGO DOS ANABOLIZANTES
Para alcançar o sonho do corpo perfeito, muitos atletas recorrem aos anabolizantes. No Brasil, uma parte dessas drogas vem do exterior, comercializada no mercado negro. Mesmo com a tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado sob indicação médica, qualquer pessoa pode comprá-lo sem receita em farmácias e academias. É aí que está o perigo. O uso inadequado de anabolizantes pode acarretar problemas cardíacos, hipertensão arterial, complicações hepáticas, redução de hormônios sexuais e agressividade. Nas mulheres, o uso demasiado aumenta o clitóris e gera excesso de pêlos. "Os anabolizantes são indicados apenas em casos de baixa produção de testosterona (hormônio masculino) e em pacientes com câncer terminal para aumento de peso", conta Aprobato.

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO
Previne a osteoporose:
A musculação produz estímulos que desencadeiam reações químicas sobre os ossos. Essas reações fazem com que a ossatura absorva melhor o cálcio, contribuindo para a boa formação da massa óssea. Com isso, os ossos ficam mais fortalecidos, prevenindo o aparecimento da osteoporose.
Melhora a coordenação motora: há uma melhora, porque a pessoa começa a fazer exercícios que trabalham uma única articulação. Depois, passa a fazer exercícios que trabalham duas articulações ao mesmo tempo e assim por diante. Com isso, a pessoa passa a ter uma consciência corporal e entende como o corpo funciona e, conseqüentemente, aprende a coordenar melhor seus movimentos.

Combate à flacidez:
A musculação trabalha os grupos musculares separadamente, por meio de contrações e estiramento das fibras musculares. Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas. No caso de combate à flacidez, os efeitos positivos podem ser notados mais rapidamente do que com a ginástica localizada, por exemplo.

Modela:
O corpo humano responde de acordo com o estímulo que ele recebe. E, como a musculação causa microlesões na musculatura, o tecido muscular dá um estímulo para que pequenas reações bioquímicas aconteçam para reparar essas microlesões e, dessa forma, os músculos vão ganhando novas formas, mais definidas.

Aumenta a massa magra:
O corpo é formado por gordura, músculos e água. Com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta, à medida que a gordura diminui, já que esta é a fonte de energia para a realização dos exercícios.

Ajuda a emagrecer:
Foi-se o tempo em que o conceito da musculação era apenas para ficar musculoso. Ela também ajuda a queimar as gordurinhas que estão sobrando no corpo. Só para comparar, um iniciante pode gastar cerca de 300 kcal/hora com a musculação e 400 kcal/hora em uma aula de step. E, como essa atividade ajuda a acelerar o metabolismo basal, mesmo que uma pessoa que pratica musculação esteja em repouso, ela irá gastar mais calorias do que a sedentária.

Evita lesões musculares:
Como os exercícios são feitos em aparelhos, o risco de o praticante sofrer uma lesão é mínimo. As cargas podem ser escolhidas de acordo com o condicionamento físico de cada um.

Diminui os níveis do colesterol:
Como em qualquer atividade física, a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia. Isso porque a prática de exercício auxilia a aumentar o calibre das artérias, fazendo com que o fluxo sangüíneo fique mais "forte" e consiga levar os resíduos que se acumulam na artéria.





Ajuda a dar mais sustentação para as próteses de silicone:
A mulher que tem prótese de silicone não só pode, como deve praticar musculação. Como a prótese não é uma substância do próprio corpo, é necessário que a pessoa fortaleça a musculatura para dar uma sustentação para a prótese. Caso contrário, se a mulher não praticar musculação, haverá uma flacidez na região. Ou seja, a prótese pode estar firme, mas, ao redor dela, haverá uma flacidez que não deixará o visual tão bonito. E, dependendo do tamanho da prótese, a musculação se torna mais necessária ainda, já que o peso na região será maior, e a tendência será de arquear os ombros, podendo originar um problema na coluna.

Melhora a postura:
Uma pessoa que não faz um trabalho de fortalecimento da coluna, como não tem força na região, acaba "desabando" a postura. Com a prática da musculação, ela vai tonificando a musculatura dorsal e consegue ficar com a postura correta. Além disso, problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados. Porém, vale ressaltar que a musculação não trata problemas graves de coluna, mas sim os vícios de postura.


PRIMEIRO PASSOS
Para alcançar o sonho do corpo perfeito, muitos atletas recorrem aos anabolizantes. No Brasil, uma parte dessas drogas vem do exterior, comercializada no mercado negro. Mesmo com a tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado sob indicação médica, qualquer pessoa pode comprá-lo sem receita em farmácias e academias. É aí que está o perigo. O uso inadequado de anabolizantes pode acarretar problemas cardíacos, hipertensão arterial, complicações hepáticas, redução de hormônios sexuais e agressividade. Nas mulheres, o uso demasiado aumenta o clitóris e gera excesso de pêlos. "Os anabolizantes são indicados apenas em casos de baixa produção de testosterona (hormônio masculino) e em pacientes com câncer terminal para aumento de peso", conta Aprobato.


MENINAS, CUIDADO COM OS EXAGEROS, POIS O FUTURO TUDO COBRA DO PASSADO. O CORPO ENVELHECE, A MENTE NÃO. TENHAM CUIDADOS COM OS VENENOS DA MEDICINA. FAÇAM SUAS VONTADES AO NATURAL E ASSIM, BOA SORTE E BOM DESFRUTE.

LÚCIA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Good way of telling, and nice piece of writing to get facts concerning my
presentation subject, which i am going to deliver in academy.


My blog post; www.Propertywide.co.uk

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI