quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Apagar manchas com cosméticos? Olha que dá!

O tratamento demora dois meses para fazer efeito, mas tem a vantagem de não descamar nem arder e ainda melhorar o tônus e o viço do rosto
Já é consenso entre os médicos que o creme despigmentante é uma ótima pedida para combater sinais castanhos causados por sol, acne, depilação, gravidez ou alteração hormonal. “A condição é usar o produto todo dia, uma ou duas vezes, conforme orientação do fabricante, sobre a mancha”, diz Adriana Luna, esteticista da Anna Pegova. Depois, é preciso aplicar o hidratante habitual e um filtro solar com FPS 50+, caso contrário, você pode colocar todo o tratamento a perder ou até ganhar marcas mais intensas!
Regra geral, o clareador costuma dar resultado a partir da oitava semana de uso e atua em duas frentes: combate o acúmulo de pigmento responsável pela mancha e controla o funcionamento da tirosinase, que é a principal enzima envolvida na produção da melanina. Ele age apenas onde há distúrbio de melanina, por isso não adianta nada passá-lo onde não existem manchas, pois não vai alterar nada.
Qual é a sua?
Na luta contra as manchas, todo cuidado é pouco. Afinal, quase tudo é motivo para as danadas aparecerem. Qualquer inflamação cutânea, desde a causada por uma acne até pela depilação a laser, pode aumentar a produção da melanina no local atingido. A oscilação hormonal típica da gravidez é outra que deixa rastros no rosto. Isso acontece porque os altos níveis dos hormônios femininos deixam a pele muito mais sensível ao sol, o que faz com que um tiquinho de exposição já desencadeie a produção exagerada de melanina – verdade seja dita, trata-se de um sistema natural de defesa do organismo para evitar que a futura mamãe se queime ou ganhe bolhas.
E não pense que quem não está pensando em bebês está livre das manchas. Sair na cidade ou no litoral sem protetor solar também é um estímulo e tanto para que o corpo produza uma enxurrada de pigmentos. Vale lembrar ainda que as marcas não aparecem da noite para o dia, mas, sim, com o passar dos anos. Daí a importância da prevenção usando filtro solar e creme despigmentante diariamente.

Procure no rótulo
Estas são algumas das substâncias que conferem melhor efeito clareador:
Ácido arbutin e alfa-arbutin Encontrados na folha da uva, não provocam irritação nem vermelhidão.
Ácido retinoico Descama e afina a pele, por isso deve ser evitado pelas mais sensíveis.
Alfa-hidroxiácidos O ácido obtido das frutas promove uma esfoliação suave e ainda melhora a elasticidade e a textura do rosto.
Idebenona De origem sintética, ainda tem poder antioxidante e não fragiliza a pele.
Retinol É bem menos agressivo do que o ácido retinoico, pois atua apenas na camada mais superficial da pele.
Vitamina C Previne o fotoenvelhecimento e estimula a produção de colágeno. Porém, oxida muito rápido em contato com o ar, a luz e a umidade, daí a importância de escolher cosméticos que tenham uma embalagem bem vedada e que não permita o contato do produto com o exterior, como os potes com válvulas.
» Fique atenta! Apesar de a hidroquinona ter efeito rápido no clareamento da pele, ela pode ser tóxica e causar o chamado efeito rebote. Resultado: no lugar da mancha escura, surge uma marca branca e ainda mais difícil de ser tratada.

Palavra da esteticista
“Uma boa opção para usar em casa, duas vezes ao dia, é o creme Soin Superlatif Éclaircissant 2, da Anna Pegova. À base de idebenona lipossomada, tem ação clareadora equivalente à da hidroquinona, porém, sem toxicidade. Já na cabine, dá para clarear as manchas e ainda deixar o rosto mais iluminado, lisinho e sem poros abertos com o Lifting Polivitaminado (Retinol) Vitamina A Pura. São indicadas sete sessões, sendo uma ou duas por semana, e inclui uma limpeza de pele.”
Adriana Luna, esteticista da Anna Pegova