terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pílula anticoncepcional aguça o ciúme


A maioria das mulheres sofre com os efeitos da pílula anticoncepcional. Apesar dos laboratórios dedicarem-se cada vez mais a fabricar pílulas com baixos índices hormonais, ainda não encontraram a fórmula perfeita: os efeitos colaterais são diversos e variam de mulher pra mulher. Enxaqueca, aumento de peso e perda da libido são algumas das reclamações mais comuns. Sem contar as alterações de humor! E por falar nelas, veja só o que um grupo de pesquisadores descobriu: a pílula pode deixar as mulheres mais ciumentas.
 
O estudo foi feito nas universidades de Groningen (Holanda) e Liverpool (Reino Unido) com 275 voluntárias e apontou que “mulheres que usam contraceptivos hormonais apresentam níveis mais altos de ciúmes do que as mulheres que têm o ciclo regular”.
 
Na entrevista com as voluntárias os pesquisadores queriam descobrir o nível de confiança que tinham nos seus parceiros. Os pesquisadores compararam as respostas das mulheres que não tomam pílula com os dados daquelas que tomam; e também fizeram diferenciação no tipo de pílula.
 
A conclusão? Mulheres que tomam pílulas com altas doses de estrogênio são mais desconfiadas e ciumentas, porque a taxa de estrogênio mexe mesmo com as nossas emoções. “Parece que as mulheres, e talvez até os farmacêuticos, não estão completamente cientes dos efeitos-colaterais psicológicos associados ao uso da pílula e, mais especificamente, à marca escolhida”, diz Craig Roberts, um dos cientistas envolvidos.